O céu da boca e os lábios se desenvolvem separadamente no primeiro trimestre da gravidez. Tem como característica que o lado direito e o esquerdo do lábio superior não se juntam. Essa mesma situação pode acontecer no céu da boca.
A cirurgia plástica para lábio leporino e fenda palatina é feita sob anestesia geral para que o bebê fique quieto. O procedimento é simples e dura menos de 2 horas, sendo preciso apenas 1 dia de internamento no hospital.
Depois disso o bebê pode ser levado para casa onde continuará se recuperando. Depois de acordar é normal que o bebê fique irritado e queira colocar a mão no rosto e para evitar que o bebê coloque as mãos no rosto, o que pode prejudicar a cicatrização, o médico pode sugerir que o bebê fique com os cotovelo enfaixados com uma fralda ou uma gaze para que mantenha seus braços sempre esticados.
Após a cirurgia o bebê deverá comer apenas alimentos líquidos ou pastosos até a completa cicatrização porque a pressão que a comida sólida faz na boca ao mastigar pode levar a abertura dos pontos, dificultando a recuperação e até mesmo, a fala.
Alguns exemplos do que o bebê pode comer são mingau, sopa batida no liquidificador, suco, vitamina, purê. Para adicionar proteína pode-se adicionar pedaços de carne, frango ou ovo na sopa e bater tudo no liquidificador, sendo uma excelente opção de almoço e jantar.
FONTE: http://www2.cirurgiaplastica.org.br